30/09/2009

Novas oportunidades a ler+

"No quadro do trabalho que tem vindo a desenvolver, o Plano Nacional de Leitura (PNL) está a promover, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e de forma articulada com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), um novo projecto designado Novas Oportunidades a Ler +.

Pretende-se consolidar o trabalho que tem vindo a ser feito pelos Centros de Novas Oportunidades (CNO) com os adultos que os frequentam, para que estes aprofundem o seu gosto pela leitura e descubram o prazer de ler.
Os Centros são convidados a explorarem os momentos e as actividades mais convenientes para a promoção de hábitos de leitura. Este processo pode ser feito de diversas formas e em diversos contextos ao longo do período em que o adulto desenvolve o seu trabalho junto do CNO.
O projecto rege-se por um conjunto de linhas orientadoras, que visam o aprofundamento de:- Ambientes de leitura nos Centros de Novas Oportunidades- Dinâmicas e percursos pessoais de leitura - Práticas que suscitem um acesso regular a bibliotecas e ao uso dos seus recursos.
A concretização destas linhas passa pela promoção de actividades, como por exemplo:- A leitura em família, estimulando-se os adultos a lerem com as crianças do seu círculo familiar e do seu círculo de amigos- A leitura livre, motivando-se os adultos a lerem sobre os assuntos que mais lhes interessam- A ida frequente a bibliotecas e a utilização de documentos e de materiais aí existentes - A participação em comunidades de leitores.
Os dinamizadores das actividades de promoção da leitura são os elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros de Novas Oportunidades em articulação com os responsáveis pelas bibliotecas, nomeadamente, as bibliotecas escolares."

Para explicitar os objectivos deste projecto, as suas linhas orientadoras, o seu enquadramento e fornecer algumas sugestões de actividades a desenvolver pelas equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades e seus formandos, os dois organismos responsáveis por este Projecto (Plano Nacional de Leitura e Agência Nacional para a Qualificação, I.P.) produziram uma brochura que pode ser consultada aqui.